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SEO experience é a nova maneira de fazer a otimização de sites levando em conta a inteligência atual dos algoritmos e a precisão com que eles entendem a intenção do usuário durante uma pesquisa.

Ou seja, o futuro do SEO é focado no Core Web Vitals que considera: desempenho e UX de sites, a volatilidade nos resultados de acordo com a intenção das buscas (priorizando sites que entregam o que o usuário busca) e o  fortalecimento do Google Meu Negócio.

Se você quer conhecer a nova geração da otimização para mecanismos de buscas, vamos te ajudar a entender tudo, começando pela evolução do SEO. Acompanhe:

A evolução do SEO nos últimos anos

No começo, o SEO era essencialmente técnico, ligado a códigos e tinha muito a ver com o perfil dos desenvolvedores de site. Era preciso seguir um conjunto de técnicas e boas práticas para conseguir resultados nas buscas orgânicas.

Mas a necessidade de considerar o comportamento dos usuário se tornou cada vez mais importante, principalmente para o Google. Afinal, se a ferramenta entrega uma resposta ruim para a pergunta de um usuário, sua credibilidade diminui.

A partir daí, surgiram novas atualizações de algoritmos (aliás, isso nunca para) e a necessidade de aplicação do SEO extremo, ou seja, a otimização focada em atender tanto aos desejos dos humanos, quanto a inteligência dos robôs.

A novidade é que agora, com as últimas atualizações do Google, estamos diante do novo SEO Experience, que significa, basicamente, a união de SEO + UX.

Este prioriza a conexão com a interface de um site ou loja virtual. Ou seja, é como unir a otimização para motores de busca com a excelência na experiência do usuário da página de destino.

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O que é SEO Experience e como funciona?

SEO Experience leva em conta 3 pilares fundamentais: Expertise, Autoridade e Credibilidade.

Isso significa que, agora, para que você tenha um site otimizado é preciso começar pela interface do usuário. Essa interface deve ser fluida, bem pensada e construída de forma que facilite a navegação do começo ao fim.

Fora esse aspecto, ainda é preciso construir uma audiência e isso se consegue através do tráfego. Porém, cada vez que um usuário acessa o seu site, o comportamento dele estará sendo analisado durante a navegação. Isso significa que não adianta forçar a entrada de usuários para adquirir mais tráfego se a experiência deles for ruim.

Há muitos indícios que geram dados para os mecanismos de pesquisa, a fim de que saibam se a experiência do usuário está sendo boa ou ruim no seu site.  Se ficar constatado que a experiência é boa, seu site ganha pontos de SEO, mas se for ruim, perde pontos.

Vejamos mais detalhes sobre os três pilares do SEO Experience:

Pilar 1 – Expertise: seja um especialista no seu ramo

Quando seu site tem o poder de mostrar ao usuário que seu negócio é especialista em algum assunto, os consumidores, o mercado e o Google o verão como um especialista em determinada área.

Expertise, no caso, é a maneira como você deve posicionar a sua marca. Isso é conquistado entregando soluções de valor para o usuário, tanto em produtos e serviços, quanto em conteúdos. Esses conteúdos devem proporcionar a maior cobertura possível sobre o assunto que sua marca domina.

Pilar 2 – Autoridade: seja reconhecido como uma referência pelos outros

Quando dizemos que uma marca possui autoridade, significa que as pessoas reconhecem seu valor intangível para o mercado (não o valor financeiro).

Se a sua marca consegue causar impacto positivo e gerar interesse nas pessoas a ponto de fazer diferença, ela tem autoridade. Nesse aspecto, o uso de backlinks é fundamental, pois funciona como um “selo” recebido de outro site que considera o seu como uma boa referência para os usuários dele.

Para conseguir isso, busque se relacionar e fechar parcerias estratégicas com outras marcas. Mas lembre0se de que tanto marcas quanto pessoas importam, então ser reconhecido por ambas é o melhor cenário.

Pilar 3 – Credibilidade: seja constante

Conquistar a confiança dos usuários e consumidores é resultado de um trabalho sólido e constante. As marcas de destaque que você conhece, em qualquer segmento, se propõem a buscar essa confiança em tudo o que fazem, diariamente.

A confiança é o passo seguinte após a conquista de autoridade. Comunicação, transparência, relacionamento com clientes e fornecedores, além da facilidade na resolução de problemas são pontos fundamentais para gerar confiança.

Entendendo a experiência do usuário no site

Segundo o Google:

A experiência na página é um conjunto de sinais que avaliam como os usuários percebem a interação com uma página da Web, independentemente do valor informativo. Isso inclui as Principais métricas da Web, que avaliam a experiência do usuário real em relação ao desempenho de carregamento, à interatividade e à estabilidade visual da página. Também inclui os indicadores da Pesquisa: compatibilidade com dispositivos móveis, HTTPS e diretrizes sobre intersticiais intrusivos.

Diante de todas essas diretrizes, percebemos que as fórmulas prontas já não funcionam mais. Hoje em dia precisamos tanto das técnicas de SEO, quanto de uma excelente estratégia para lidar com algo subjetivo: a experiência do usuário.

Os desejos e expectativas, o comportamento e a personalização da experiência entram em cena para fazer com que cada usuário se sinta respeitado e único.

Concluindo, se você deseja destacar seu negócio com uma estratégia baseada no novo SEO Experience, comece por planejar cuidadosamente uma experiência incrível, na qual o usuário entenda que encontrará tudo o que precisa no seu site.

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