Pra quem se preocupava com o EAT, agora temos mais um E na história: o de Experiência. O E-E-A-T do Google traz diretrizes atualizadas dos avaliadores dos resultados das buscas, com insights sobre como a experiência de um criador de conteúdo é avaliada. Demonstrar experiência é mais importante do que nunca para os rankings de pesquisa do Google.
O que é E-E-A-T?
A sigla “E-E-A-T” significa Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade.
O E-E-A-T faz parte dos componente das Diretrizes de Avaliadores de Qualidade de Busca do Google, que são utilizadas por indivíduos conhecidos como “Avaliadores de Qualidade” para verificar a expertise dos criadores de conteúdo.
Sim, nem só de algoritmos vive o gigante das buscas. Existem avaliadores humanos contratados especialmente pra isso: fornecer uma visão critica sobre o quanto determinado resultado é relevante para os usuários.
Por que o E-E-A-T é importante?
A adição do novo “E” refere-se à “experiência” e significa que o Google valoriza a experiência de primeira mão ou a vivência no assunto de uma página.
Isso é importante porque muitas vezes os pesquisadores desejam saber informações confiáveis antes de decidir comprar algo ou usar um determinado serviço.
Isso implica que o Google tende a “recompensar” páginas onde o autor realmente vivenciou o assunto sobre o qual está escrevendo.
Por exemplo, se um autor está escrevendo uma análise do iPhone, ele deve ter realmente usado o produto – ou se estiver escrevendo sobre os melhores restaurantes em São Paulo, ele deve tê-los visitado.
As Diretrizes de Avaliadores de Qualidade de Busca atualizadas do Google dizem o seguinte sobre a experiência:
“Considere o quanto o criador de conteúdo tem a experiência necessária ou a vivência no assunto. Muitos tipos de páginas são confiáveis e atingem bem seu propósito quando criadas por pessoas com muita experiência pessoal. Por exemplo, em quem você confiaria mais: em uma análise de produto feita por alguém que usou pessoalmente o produto ou em uma análise feita por alguém que não usou?”
Além de adicionar a experiência como um fator, o Google está colocando uma ênfase renovada na confiabilidade.
A confiança é o componente mais crítico do E-E-A-T do Google “porque páginas não confiáveis têm baixo E-E-A-T, não importa o quão Experientes, Especializadas ou Autoritativas elas possam parecer.”
Experiência, expertise e autoridade apoiam a avaliação de confiança de um avaliador de qualidade.
Se você está seguindo as orientações do Google em relação ao E-E-A-T até este ponto, está bem encaminhado para construir o nível de confiança que os avaliadores de qualidade do Google estão buscando.
Como gerar confiança demonstrando experiência (EEAT)
Aqui estão algumas técnicas e diretrizes importantes:
1. Comece pelo AUTOR dos seus conteúdos
Isso mesmo. Se você tem um(a) autor(a) que também publica conteúdo de qualidade em outros meios além do seu blog, não cometa o erro de excluir seu nome como autor dos seus blogposts.
Como disse Olaf Kopp neste post do Search Enginee Land, o Google pode avaliar potencialmente peças de conteúdo por meio da experiência, conhecimento, autoridade e confiabilidade de seus autores (EEAT).
O EEAT pode ajudar a classificação do Google com base no nível de entidade, domínio e autor, aplicado em uma escala mais ampla, sem a necessidade de rastrear cada parte do conteúdo.
Continuando, os seguintes fatores podem ser levados em consideração para determinar a reputação do autor:
- Nível de enquadramento do autor;
- Publicações em meios de comunicação renomados (redes sociais, podcasts, vídeos, sites, PDFs, livros);
- Número de publicações;
- Idade das publicações;
- Há quanto tempo o autor trabalha “oficialmente” como autor;
- Número de links gerados pelo conteúdo do autor.
Um autor pode ter várias pontuações de reputação por tópico e vários aliases por área de assunto.
2. As diretrizes para avaliadores de qualidade (sim, há humanos avaliando seu conteúdo)
As Diretrizes de Avaliadores de Qualidade de Busca do Google têm vários capítulos que avaliam o E-E-A-T, de um nível alto a um nível baixo. São elas:
Capítulo 4.5.2: Nível Mais Baixo de E-E-A-T
O Capítulo 4.5.2 das Diretrizes de Avaliadores de Qualidade de Busca do Google dá as seguintes instruções:
- Se o E-E-A-T de uma página for baixo o suficiente, as pessoas não podem ou não devem usar o MC da página;
- Se uma página sobre tópicos YMYL for altamente inexperiente, ela deve ser considerada não confiável e classificada como a mais baixa;
- Use a classificação mais baixa se o site e o criador de conteúdo tiverem uma reputação extremamente negativa, a ponto de muitas pessoas considerarem a página ou site não confiável.
Capítulo 5.1: Falta de E-E-A-T
O Capítulo 5.1 das Diretrizes de Avaliadores de Qualidade de Busca do Google possui exemplos do que os avaliadores de qualidade devem procurar ao avaliar um nível baixo de E-E-A-T:
Páginas de baixa qualidade muitas vezes têm um nível inadequado de E-E-A-T para o tópico ou propósito da página. Aqui estão alguns exemplos:
- O criador de conteúdo não possui experiência adequada, por exemplo, uma análise de restaurante escrita por alguém que nunca comeu no restaurante;
- O criador de conteúdo não possui especialização adequada, por exemplo, um artigo sobre como fazer paraquedismo escrito por alguém sem experiência no assunto. O site ou criador de conteúdo não é uma fonte autoritária ou confiável para o tópico da página, por exemplo, downloads de formulários fiscais fornecidos em um site de culinária;
- A página ou o site não é confiável para seu propósito, por exemplo, uma página de compras com informações mínimas de atendimento ao cliente.
Adicionalmente, o Google diz que uma reputação positiva não pode superar a falta de E-E-A-T para o tópico ou propósito da página.
Capítulo 7.3: Alto Nível de E-E-A-T
O Capítulo 7.3 das Diretrizes de Avaliadores de Qualidade de Busca do Google contém informações sobre os critérios para alcançar um alto nível de E-E-A-T.
Sobre a demonstração de experiência, o Google diz:
“Páginas com alto E-E-A-T são confiáveis ou muito confiáveis. A experiência é valiosa para quase qualquer tópico. Postagens em mídias sociais e discussões em fóruns muitas vezes são de alta qualidade quando envolvem pessoas compartilhando sua experiência. Desde escrever sinfonias até avaliar eletrodomésticos domésticos, a experiência de primeira mão pode tornar uma postagem em mídia social ou página de discussão de alta qualidade.”
Capítulo 8.3: Nível Muito Alto de E-E-A-T
O Capítulo 8.3 das Diretrizes de Avaliadores de Qualidade de Busca do Google possui informações sobre os critérios para alcançar o mais alto nível de E-E-A-T:
“Nível muito alto de E-E-A-T é um fator distintivo para páginas de mais alta qualidade.
- Um site ou criador de conteúdo que seja a fonte exclusivamente autoritária e principal para um tópico possui um E-E-A-T muito alto;
- Um criador de conteúdo com vasta experiência pode ser considerado com um E-E-A-T muito alto para tópicos onde a experiência é o fator principal de confiança;
- Um nível muito alto de especialização pode justificar uma avaliação de E-E-A-T muito alta. Sites e criadores de conteúdo com E-E-A-T muito alto são as fontes mais confiáveis na internet para um tópico específico.”
EEAT e Conteúdo Gerado por IA
Já que o novo “E” em E-E-A-T significa “experiência”, a IA não pode atender ao limiar de qualidade para certos tipos de conteúdo que exigem experiência.
O Google está discutindo internamente essa questão e ainda não chegou a uma política. Até agora, sabemos que o Google desaconselhou a publicação de conteúdo gerado automaticamente por IA usando ferramentas como o ChatGPT sem revisão de um editor humano antes da publicação e lançou orientações sobre conteúdo gerado por IA que dizem:
“O uso adequado de IA ou automação não vai contra nossas diretrizes.”
Danny Sullivan, do Google, confirmou que o conteúdo gerado por IA não é necessariamente contrário às diretrizes da empresa, desde que seja aceitável, desde que um editor o revise e seja submetido a verificação de fatos antes da publicação.
Enfi, o E-E-A-T adquiriu uma importância significativa ao considerar sua estratégia de SEO, principalmente se estiver inserida nos tópicos considerados Y-M-Y-L (Your Money Your Live). Quando tiver dúvidas sobre a aplicação de todas essas diretrizes, sempre priorize a experiência do usuário.
O sucesso de uma estratégia de SEO depende de um planejamento consistente. Nesse sentido, é fundamental manter-se informado sobre as atualizações do mecanismo de busca e preparar seu site para alcançar os resultados mais favoráveis ao seu negócio.
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