• Categoria do post:SEO Estratégico
  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura
  • Última modificação do post:25/12/2024

O maior erro de SEO que você pode cometer é pensar que basta gerar uma grande quantidade… de um tráfego qualquer. Se chegou até aqui, aproveite para entender como as coisas realmente funcionam.

Quando se trata de otimização para mecanismos de busca (SEO), muitas empresas cometem um erro crítico: focam exclusivamente em gerar tráfego, sem considerar a QUALIDADE desse tráfego.

Essa abordagem míope fatalmente vai levar a resultados decepcionantes e, em alguns casos, até prejudicar a reputação da sua marca.

Se alguém lhe disse que “o importante é gerar muito tráfego orgânico custe o que custar”, saiba que nenhum profissional experiente em SEO vai propor uma coisa dessas.

Por que o tráfego por si só não é suficiente para uma estratégia correta de SEO?

O tráfego é importante, sem dúvida. Sem visitantes, seu site é apenas mais uma ilha solitária no oceano da internet. No entanto, o volume de tráfego isoladamente não garante o sucesso do seu negócio.

Imagine ter milhares de visitantes diários, mas nenhum deles interessado no que você oferece. Isso seria como ter uma loja física lotada de pessoas que entraram apenas para se abrigar da chuva.

Se você tem uma loja de sapatilhas de ballet, porque iria gastar energia com a palavra-chave “tênis All Star Feminino”? Para gerar muito tráfego desqualificado? O que tem no seu estoque: sapatilhas ou tênis?

SEO é para gerar tráfego qualificado (e não qualquer tráfego)

O que realmente importa é atrair visitantes que têm potencial para se tornarem clientes ou leads qualificados. Esse tipo de tráfego é chamado de tráfego qualificado, e é ele que deve ser o foco da sua estratégia de SEO.

A não ser que você deseje lotar seu CRM de leads desqualificados (pagando caro por isso) e encher a agenda do comercial, pra mostrar que atingiu um “volume considerável de leads e ligações”.

O setor comercial não está ali para “tirar leite de pedra”. Quando tudo der errado, de quem será a culpa?

Tráfego qualificado consiste em usuários que:

  1. Têm interesse genuíno no seu produto ou serviço;
  2. Estão em uma etapa do funil de vendas onde podem ser convertidos;
  3. Têm maior probabilidade de interagir com seu conteúdo e realizar ações desejadas (como compras ou preenchimento de formulários ou chamadas no WhatsApp).

Os perigos de focar apenas em volume de tráfego

Ao priorizar apenas o volume de tráfego, você corre os riscos:

1. Alta taxa de rejeição

Visitantes não qualificados tendem a sair rapidamente do site, aumentando a taxa de rejeição e potencialmente prejudicando seu ranking. Confira sempre a taxa de rejeição no Google Analytics (GA4), para ter uma ideia de como as coisas andam.

2. Desperdício de recursos

Planejar uma estratégia de SEO e produzir conteúdo gera um esforço considerável e precisa de gente pra isso (não, a IA ainda não consegue fazer esse trabalho tão bem). Você quer mesmo gastar tempo e dinheiro atraindo pessoas que não têm interesse real no seu negócio?

Além disso, quanto maior o tráfego, maiores devem ser os recursos do seu servidor. Traduzindo: se você paga uma hospedagem relativamente barata, prepare o bolso para contratar um plano maior. Se o seu tráfego orgânico for qualificado, tudo bem, faz parte do negócio. Do contrário, algo errado está acontecendo.

3. Métricas enganosas

Um alto volume de tráfego pode dar a falsa impressão de sucesso, mascarando problemas reais de conversão.

Uma etratégia de SEO correta, tem por objetivo final a conversão, seja de leads, seja de vendas. Por isso, começa por atrair visitantes que têm interesse na sua solução que sua empresa vende.

4. Penalidades do Google e outros mecanismos de busca

Táticas agressivas para aumentar o tráfego a qualquer custo podem resultar em penalidades dos mecanismos de busca.

É óbvio que todos os mecanismos de busca já conhecem todo o tipo de “tática para burlar o sistema”, ou por que razão existiriam tantas atualizações de algoritmo por ano, resultando em milhares de sites despencando no ranking (ou até sumindo dele)?

Aliás, em breve teremos uma nova atualização de algoritmo principal, denominada ‘core update de novembro de 2024‘. Essa atualização visa melhorar a relevância e a qualidade dos resultados de busca. E aí, como você se sente ao saber disso?

Download gratuito

[Planilha 2025] Planejamento
de conteúdo e SEO de Blog

Planejamento mês a mês para criar conteúdos que colocam sua marca no ranking dos mecanismos de pesquisa, com o objetivo de atrair tráfego orgânico qualificado.

Como gerar tráfego qualificado? Simples: esqueça os ‘hacks’

Se você entrar numa rede social profissional que existe por aí, vai ver uma série de hacks milagrosos sobre como fazer SEO.

A verdade é que NÃO EXISTEM OS ÚLTIMOS HACKS DE SEO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER HOJE. Este é um trabalho técnico, minucioso, que não segue modismos. É a parte mais técnica da sua estratégia de marketing.

Desde que a otimização para mecanismos de pesquisa surgiu, as regras não mudaram: palavras-chave, semântica, conteúdo de qualidade, experiência do usuário. Nem mesmo o SEO semântico “é tão novidade assim”.

Direcionamento rápido para não cair no maior erro de SEO

Antes de mais nada, conheça profundamente quem são seus clientes ideais. Quais são suas dores, necessidades e desejos? Que tipo de linguagem eles usam? Onde buscam informações online? Como eles vão encontrar o que você vende?

Em vez de mirar apenas em palavras-chave com alto volume de buscas, foque naquelas que demonstram intenção de compra ou busca por soluções específicas que você oferece. Você não precisa de um tráfego enorme e desqualificado (lembra do exemplo da loja em dia de chuva?).

Continuando… produza conteúdo que realmente responda às perguntas e necessidades do SEU público. Isso não só atrai visitantes qualificados, mas também aumenta a chance de conversão. No final das contas, na última linha dos resultados, o que conta é a conversão.

A grande dor deste mercado: muitos gestores não querem investir em sites e blogs, afinal, eles nunca viram conversão, simplesmente porque não tiveram a sorte de encontrar um profissional focado nisso, para que essa estratégia fosse trabalhada com seriedade.

Voltando ao assunto: um site com boa usabilidade, rápido e responsivo não só agrada aos visitantes, mas também é favorecido pelos algoritmos de busca. Todas as atualizações de algoritmo estão voltadas para a experiência do usuário. Basta ler o que diz a documentação delas.

Após conseguir gerar um tráfego qualificado, utilize CTAs estratégicos. Inclua chamadas para ação (CTAs) relevantes e bem posicionadas para guiar os visitantes qualificados pelo funil de conversão. Para isso, aplique técnicas de copy de vendas, ou seja, para cada dor, uma solução tão lógica que o visitante nem precise pensar para apertar o botão. Procure o livro ‘Não me faça pensar‘, de Steve Krug para se aprofundar no assunto.

“Subimos nas posições orgânicas para todas as palavras-chave mapeadas, mesmo em um mercado competitivo e nichado, e aumentamos consideravelmente nossa média de conversão.” 

Tenha uma máquina de
geração de tráfego orgânico
e atraia os leads que o comercial adora

Por fim, mas não menos importante: a atualização do algoritmo do Google em 11 de novembro 2024

Uma nova atualização de algoritmo começa a rodar e vai pegar a Black Friday em cheio. As principais mudanças na atualização de novembro de 2024 do algoritmo do Google incluem:

  • Melhoria na qualidade do conteúdo: vai priorizar conteúdos que oferecem valor real aos usuários, penalizando sites com informações superficiais ou de baixa qualidade;
  • Aprimoramento da experiência do usuário: vai priorizar, de novo, sites que oferecem uma melhor experiência de navegação, incluindo tempos de carregamento mais rápidos e design responsivo;
  • Relevância de palavras-chave: essa atualização pode impactar como as palavras-chave são interpretadas, dando mais ênfase ao contexto e à intenção de busca, em vez de apenas correspondência exata;
  • Fatores de autoridade: a importância da autoridade do domínio e da credibilidade das fontes foi reforçada, favorecendo sites que são reconhecidos como especialistas em seus nichos;
  • Diversidade de resultados: a atualização busca diversificar os tipos de resultados apresentados, incluindo mais conteúdos em formatos variados, como vídeos e infográficos;
  • Impacto em SEO Local: para buscas locais, prepare-se para ajustes que podem afetar a visibilidade de empresas locais, priorizando resultados mais relevantes para a localização do usuário.

Pra que tudo isso? Simples:

  1. O buscador do Google é um produto;
  2. Como produto, tem que gerar resultados;
  3. Para gerar resultados, ele tem que mostrar que é bom no que faz;
  4. E como ele mostra que é bom? Nos oferecendo AS MELHORES respostas para nossas buscas.

A verdade é que o Google não está nem aí para o seu site. Ele está preocupado com o USUÁRIO DELE. Se você quer que sua empresa fique bem posicionada nos resultados das pesquisas, simplesmente siga as regras e seja muito bem recompensado por isso com tráfego orgânico de qualidade.

Até a próxima!

Rankeeamos

De empresas tradicionais a startups, nos tornamos cada vez mais experientes em gerar resultados através do tráfego orgânico qualificado.

Deixe um comentário