• Categoria do post:SEO Estratégico
  • Tempo de leitura:14 minutos de leitura
  • Última modificação do post:25/12/2024

SEO para blog é o processo de otimizar posts para que eles apareçam nos resultados de busca orgânica. Mas sabe por que isso é tão importante? Mais de 90% das interações online começam com uma pesquisa em motores de busca. Quando seu blog não aparece nos resultados, você perde uma grande oportunidade de alcançar seu público-alvo.

Além disso, o SEO para blog não é apenas sobre atrair visitantes. Ele também ajuda a melhorar a experiência do usuário, aumentar a autoridade do seu site e gerar leads mais qualificados do que aqueles que foram impactados nas redes sociais e vieram até sua empresa. Motivo: quem pesquisa já tem a dor que sua empresa resolve.

Em resumo, o SEO é uma das ferramentas mais poderosas para transformar seu blog em um ativo que gera oportunidades de vendas para sua empresa.

Não acredita? Então pense comigo: por que será que grandes players como Amazon e Mercado Livre têm blogs? Se você visitar esses dois blogs, verá que existe uma estratégia por trás deles, que é atrair visitantes e levá-los até os produtos que estão à venda.

Antes de tudo, como faz para aumentar o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é um dos ativos mais valiosos que seu blog pode ter. Diferente de tráfego pago, ele continua gerando visitas mesmo quando você não está investindo ativamente. No entanto, para conquistar boas posições no Google, é preciso entender e aplicar corretamente o ciclo do SEO.

O processo de otimização para mecanismos de busca se desenvolve em seis fases estratégicas:

  1. Fase de Planejamento: a jornada começa com uma investigação profunda do mercado, onde se realiza um levantamento minucioso de palavras-chave estratégicas, utilizando ferramentas especializadas e estudando a concorrência para identificar oportunidades;
  2. Fase de Arquitetura: nesta fase, desenvolve-se um planejamento estrutural cuidadoso, distribuindo as palavras-chave de forma estratégica por todas as páginas do site, criando uma hierarquia de conteúdo eficiente;
  3. Fase de Otimização: aqui, cada página recebe um tratamento especial, com ajustes técnicos e otimizações específicas para as palavras-chave selecionadas, garantindo que cada elemento esteja alinhado com as boas práticas de SEO;
  4. Fase de Autoridade: essa construção de autoridade acontece através da criação de uma rede de links relevantes, focando tanto na página inicial quanto nas páginas internas principais do site (como páginas de produtos ou serviços que são carros-chefe da empresa). Tudo isso sem contar que ainda é importante gerar backlinks relevantes, mas essa parte é um tanto complexa, então fica para um próximo post (por favor, tente não cair no erro de comprar pacotes de backlinks);
  5. Fase de Evolução: este é um período de paciência e persistência, pois os mecanismos de busca necessitam de tempo para processar e reconhecer as mudanças implementadas nas etapas anteriores;
  6. Fase de Mensuração: Por fim, realiza-se um monitoramento constante dos resultados, observando as variações nos rankings e no tráfego do site, dedicando uma atenção especial a ajustes e melhorias contínuas.

“Subimos nas posições orgânicas para todas as palavras-chave mapeadas, mesmo em um mercado competitivo e nichado, e aumentamos consideravelmente nossa média de conversão.” 

Tenha uma máquina de
geração de tráfego orgânico
e atraia os leads que o comercial adora

As etapas do SEO para Blog, passo a passo

Se o que trouxe você até aqui é descobrir como fazer SEO para Blog e aumentar a quantidade de visitas que estão efetivamente buscando pelo que sua empresa vende, aqui está o passo a passo:

1. Planejamento: o alicerce do SEO para seu blog

Antes de começar a escrever, o planejamento é essencial. Essa etapa define o sucesso do seu conteúdo no longo prazo e garante que você esteja criando posts alinhados aos interesses do seu público. Vamos lá:

1.a) Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é a base do SEO para blog. Ela ajuda a identificar os termos que seu público está buscando e que têm potencial para atrair tráfego.

  • Use ferramentas confiáveis: ferramentas como Google Keyword Planner, SemRush e Ahrefs são indispensáveis para encontrar palavras-chave relevantes;
  • Foque na intenção de busca: pergunte-se o que o usuário quer ao buscar por “SEO para blog” (vamos usar este artigo aqui como exemplo). Será que o usuário está procurando um guia, dicas práticas ou ferramentas? Entender a intenção dessa busca ajuda a criar conteúdos mais alinhados às necessidades do seu público;
  • Priorize palavras-chave de cauda longa: palavras-chave mais específicas, como “como fazer SEO para blog de culinária”, por exemplo, têm menos concorrência e atraem um público mais qualificado;

1.b) Escolha de tópicos

Com base nas palavras-chave que você selecionou na etapa acima, escolha tópicos que sejam úteis, interessantes e relevantes para o seu público. Por exemplo, considerando este artigo aqui:

  • “Como implementar SEO para blog em 2024”;
  • “Erros comuns no SEO para blog e como evitá-los”;
  • “Ferramentas indispensáveis para SEO de blogs”;

1.c) Definição de objetivos

Estabeleça metas claras para cada post. Pergunte-se: você quer aumentar o tráfego orgânico, gerar leads, melhorar o engajamento ou fortalecer a autoridade do seu blog?

Definir objetivos ajuda a guiar o restante do processo, pois em alguns casos o intuito do seu conteúdo será gerar autoridade para sua marca. Em outros casos, o seu conteúdo vai ser gerado justamente para convencer o leitor de que o seu produto é a melhor escolha do mercado.

2. Criação de conteúdo: a essência do SEO para blog

Depois de planejar, é hora de colocar a mão na massa e criar conteúdos incríveis. O Google valoriza conteúdos que são úteis, relevantes e bem organizados.

2.a) Estrutura do conteúdo

A estrutura de um post é fundamental tanto para a experiência do leitor quanto para o SEO. Um blog bem estruturado é mais fácil de ler e de ser rastreado pelos motores de busca.

    1. Título (H1): inclua a palavra-chave principal no título, como “Entenda o SEO para blog, passo a passo”;
    2. Subtítulos (H2, H3): divida o conteúdo em seções claras e use palavras-chave relacionadas nos subtítulos;
    3. Introdução: resuma o que o leitor pode esperar do artigo logo nos primeiros parágrafos;
    4. Corpo do texto: Desenvolva os tópicos de forma detalhada, mas sem enrolação. Use exemplos e dados para tornar o conteúdo mais rico;
    5. Conclusão: faça um resumo do que foi abordado e inclua um call-to-action (CTA), como “Compartilhe este post” ou “Deixe seu comentário”;

2.b) Uso de palavras-chave

Para otimizar o SEO para blog, distribua a palavra-chave principal ao longo do texto. Sendo assim, use-a:

    • No título;
    • Na introdução;
    • Em pelo menos um subtítulo;
    • No corpo do texto, de forma natural;
    • Na conclusão;

Evite exageros, pois o uso excessivo de palavras-chave vai prejudicar o ranqueamento do seu site.

Sim… foi-se o tempo em que o excesso de palavras-chave funcionava para ranquear bem um site (lá por volta do ano de 2010 até que dava certo).

2.c) Tamanho ideal do conteúdo

Conteúdos mais longos (acima de 1.500 palavras) tendem a performar melhor nos motores de busca. No entanto, a qualidade deve vir antes da quantidade.

Certifique-se de que cada parágrafo agrega valor ao leitor, pois não tem coisa mais complicada do que se sentir “andando em círculos” ao ler conteúdos que, claramente, ficaram grandes apenas para cumprir o número contratado de palavras.

2.d) Elementos visuais

Vale dizer que elementos visuais estão entre os tais recursos de SERP. Ou seja, em mercados competitivos, os sites que possuem imagens, vídeos e materiais ricos costumam ganhar as melhores posições.

São elementos visuais que você pode adicionar aos seus blog posts:

    • Imagens: use imagens relevantes para complementar o texto e otimize o “alt text” com a palavras-chave;
    • Vídeos: vídeos aumentam o tempo de permanência na página e tornam o conteúdo mais interativo;
    • Infográficos: resuma informações complexas de forma visual para facilitar o entendimento;

3. Otimização on-page: deixe seu blog pronto para os buscadores

A otimização on-page é o processo de ajustar elementos individuais da página para torná-la mais amigável aos motores de busca e aos leitores. Veja quais são esses elementos:

3.a) Títulos e meta descriptions

    • Títulos (Title Tags): O título da página deve incluir a palavra-chave e ser atraente para o leitor;
    • Meta Descriptions: Escreva uma descrição que resuma o conteúdo e inclua a palavra-chave. Limite-se a 150-160 caracteres;

3.b) URLs amigáveis

Crie URLs curtas e descritivas. Por exemplo:

    • Corretowww.seublog.com/seo-para-blog;
    • Erradowww.seublog.com/post12345;

3.c) Links internos e externos

    • Links internos: conecte seu post a outros conteúdos do blog para melhorar a navegação e manter o leitor mais tempo no site;
    • Links externos: referencie fontes confiáveis para aumentar a credibilidade do seu conteúdo;

3.d) Velocidade do site

Sites lentos prejudicam a experiência do usuário e o ranking no Google. Use ferramentas como Google PageSpeed Insights para identificar problemas técnicos de SEO e corrigi-los.

Normalmente os problemas podem envolver Javascript e CSS não minificados, imagens ou vídeos não otimizados, excesso de códigos de terceiros e que demoram para carregar (como integrações com ferramentas externas que você pode estar usando), etc.

4. Distribuição: faça seu conteúdo chegar ao público

Depois de otimizar o conteúdo, é hora de promovê-lo para alcançar seu público-alvo. Essa etapa é, muitas vezes, chamada de “distribuição”, pois envolve distribuir seu conteúdo novo. Você pode fazer isso em:

4.a) Redes sociais

Compartilhe o post em redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter. Use descrições atraentes e hashtags relevantes.

4.b) E-mail marketing

Envie o post para sua lista de e-mails, destacando os principais benefícios do conteúdo. Ferramentas como GA4, Clarity e outras vão lhe mostrar os usuários que acessaram o conteúdo após receberem seu e-mail. Vale à pena utilizar UTMs para identificar isso melhor. Você pode gerar essas UTMs no Campaign URL Builder.

4.c) Parcerias e guest posts

Faça parcerias com outros blogs ou escreva guest posts para aumentar a visibilidade do seu blog. Aqui entra uma parte da sua estratégia de backlinks, portanto, seja cuidadoso(a) ao escolher suas parcerias.

Também, evite trocar muitos links de uma única vez, pois o mecanismo de pesquisa vai identificar que algo “está rolando” aí, ou seja, que os links não foram conquistados naturalmente.

5. Monitoramento e análise: medindo o sucesso do seo para blog

A última etapa do ciclo é medir os resultados. Isso permite identificar o que está funcionando e ajustar o que não está. Veja como fazer isso:

5.a) Ferramentas de análise

    • Google Analytics e Bong Analytics: Monitore o tráfego, as fontes de visita e o comportamento dos usuários;
    • Google Search Console: Veja para quais palavras-chave seu blog está ranqueando e identifique problemas técnicos;
    • SemRush, Screaming Frog e outras ferramentas também podem lhe passar informações valiosas sobre a saúde do seu site

5.b) Métricas importantes

    • Tráfego orgânico: Quantas visitas seu blog recebe dos motores de busca?
    • Taxa de rejeição: Os leitores estão saindo do seu site sem interagir?
    • Tempo na página: Os usuários estão lendo o conteúdo até o final?

Dicas extras para o SEO de blog

Depois de aplicar o passo a passo que você viu acima, confira algumas dicas extras bem importantes para continuar relevante.

  1. Atualize conteúdos antigos: atualize posts antigos com novas informações e otimize-os para palavras-chave atuais;
  2. Foque na experiência do usuário (UX): um design limpo e fácil de navegar aumenta o tempo de permanência no site;
  3. Crie conteúdos evergreen: produza posts que continuem relevantes ao longo do tempo;

A página de resultados de pesquisa é “um organismo vivo”, ou seja, assim como você, outras empresas estão trabalhando para ganhar posições no ranking e atrair visitantes.

Se você simplesmente parar, seu site ou blog tende a começar a perder posições para a concorrência, pelo simples fato de que os mecanismos de pesquisa amam sites que continuam ativos e sempre têm novidades relevantes.

Download gratuito

[Planilha 2025] Planejamento
de conteúdo e SEO de Blog

Planejamento mês a mês para criar conteúdos que colocam sua marca no ranking dos mecanismos de pesquisa, com o objetivo de atrair tráfego orgânico qualificado.

Conclusão

O SEO para blog é um processo contínuo que exige planejamento, execução e análise.

Seguindo o ciclo apresentado neste artigo – planejamento, criação de conteúdo, otimização on-page, distribuição e monitoramento –, você estará no caminho certo para alcançar melhores posições no Google, atrair mais leitores e atingir seus objetivos.

Com dedicação e as práticas certas, seu blog pode se tornar uma referência no seu nicho.

Agora é sua vez: já aplica essas estratégias no seu blog? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Rankeeamos

De empresas tradicionais a startups, nos tornamos cada vez mais experientes em gerar resultados através do tráfego orgânico qualificado.

Deixe um comentário